Cogerh participa do I Seminário Internacional de Ouvidorias, em Brasília

Foto: Kenzo Suzuki

Representantes da Ouvidoria e do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) estão participando do I Seminário Internacional de Ouvidorias 2026. O evento teve início nesta terça-feira (23) e segue até esta sexta (25), no Auditório do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em Brasília (DF).

Com o tema “Ouvidoria Pública: do acolhimento à transformação social – desafios e caminhos para uma atuação mais efetiva e cidadã”, o evento foi promovido pela Rede Nacional de Ouvidorias, em parceria com o Ministério da Igualdade Racial e a Controladoria-Geral da União (CGU).

A Ouvidora da Cogerh, Lucivânia Figueiredo, a primeira da direita para a esquerda.

A Cogerh esteve representada pela ouvidora Lucivânia Figueirêdo e por Cibele Garcia, responsável pelo SIC. As discussões reforçaram que o trabalho da ouvidoria vai além de responder manifestações, mas de agregar resoluções concretas para a sociedade, a partir das demandas recebidas, além de ser estratégico para a consistência institucional e para a melhoria da gestão pública.

A cerimônia de abertura contou com a presença da ministra da Igualdade Racial, Rachel Barros, do ouvidor do Ministério da Igualdade Racial (MIR), Fábio Bruni, e da Ouvidora-Geral da União, Valdirene Paes de Medeiros. Na ocasião, foi reforçada a importância das ouvidorias como instrumentos de escuta qualificada, participação social e fortalecimento da democracia, evidenciando seu papel estratégico na construção de uma gestão pública mais transparente, eficiente e conectada às necessidades da população.

Para Lucivânia Figueirêdo, ouvidora da Cogerh, um dos principais destaques do evento foi o entendimento de que a ouvidoria precisa ocupar espaços de decisão: “A ouvidoria precisa estar onde se decide, não apenas onde se recebe“, destacou.

Cibele Garcia, responsável pelo SIC, destacou a dimensão humana que permeia o trabalho da ouvidoria. “A essência do seminário foi demonstrar a sensibilidade do papel da ouvidoria, que é feita por pessoas e para pessoas. “Uma das frases mais marcantes do encontro sintetizou bem esse espírito: “Um Estado que ouve é um Estado que aprende, melhora e se reconecta com seu propósito maior: servir pessoas.”

Cibele Garcia, responsável pelo SIC, à esquerda e Lucivânia Figueiredo, ouvidora da Cogerh, à direita

O seminário abordou ainda temas como o uso estratégico de dados para subsidiar decisões, a promoção da equidade e do acesso ao Estado, boas práticas no tratamento das manifestações e a importância de respostas claras e ágeis ao cidadão.

© Copyright 2025 | GETIN

Rolar para cima