Página Inicial Imprensa Noticias Beberibe: Barragem Amarelas deve ser concluída antes da próxima quadra chuvosa

Beberibe: Barragem Amarelas deve ser concluída antes da próxima quadra chuvosa

Avalie este item
(0 votos)

 Reservatório terá capacidade para armazenar 47,6 milhões de metros cúbicos de água

As águas da próxima quadra chuvosa já serão armazenadas pela Barragem Amarelas. A revelação foi feita na última quarta-feira (30) pelo secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, durante solenidade que marcou a retomada das obras de construção do reservatório. A Amarelas fica no distrito de Palmeiras, em Beberibe, litoral Leste do Ceará. Serão investidos R$ 13,5 milhões na construção do equipamento, que terá capacidade de acumular 47,6 milhões de metros cúbicos de água e preencherá um vazio hídrico naquela área do estado.

Segundo o secretário chefe da Casa Civil, Nelson Martins, a retomada da construção da Barragem Amarelas vem se somar a um pacote de obras e serviços determinado pelo governador Camilo Santana para Beberibe e para o Litoral Leste como um todo. “Podemos citar a duplicação da CE-040, a estrada Itapeim/Boqueirão do Cesário, e a implantação do Batalhão Raio da Polícia Militar. E essa barragem dará impulso não só à produção primária (agricultura irrigada, pecuária e piscicultura), mas também àquela que é verdadeira vocação dessa região do estado: o turismo”, disse.

O prefeito Padre Pedro, destacou o bom momento que vive o Estado do Ceará e, em particular, o município de Beberibe. “Desde o início da nossa gestão, o governador Camilo Santana tem se colocado como parceiro da nossa cidade”, destacou. “Quantos recursos e quantos benefícios nós já recebemos. Por tudo isso, nossa palavra não poderia ser outra que não gratidão. Levem essa mensagem ao nosso governador: essa obra é esperada há 22 anos. E, ele será o responsável pela materialização desse sonho”, disse.

 

todos1

 

A barragem

O Amarelas tem como finalidade principal o abastecimento de água da cidade de Beberibe, além possibilitar a utilização para a cidade de Fortim. O reservatório funcionará ainda como fonte de recursos hídricos para a irrigação de extensa área a jusante, graças à perenização do Riacho Ezequiel. Outro benefício gerado pela barragem será o desenvolvimento de atividades de piscicultura, proporcionando a criação de um polo de desenvolvimento regional.

A construção ficará a cargo da RFurlani Engenharia, com supervisão/fiscalização da Superintendência de Obras Hidráulicas do Ceará (Sohidra).

Compareceram ao evento, no Auditório do CVT – Centro Vocacional Tecnológico (CVT-Beberibe), os deputados Dedé Teixeira (estadual) e José Aírton Cirilo (Federal), vereadores e lideranças comunitárias de Beberibe.

Ler 152 vezes Última modificação em Sexta, 01 Junho 2018 14:57