Página Inicial Imprensa Noticias Cogerh participa de Centenário da Escola de Agronomia da UFC

Cogerh participa de Centenário da Escola de Agronomia da UFC

Avalie este item
(0 votos)

A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) foi uma das instituições homenageadas durante as atividades comemorativas do Centenário da Escola de Agronomia da Universidade Federal do Ceará, ocorrida na última quarta-feira (02). O chefe de Gabinete da Cogerh, Antônio Treze de Melo, recebeu uma placa de agradecimento em nome da Companhia. Mais de 100  professores, servidores e instituições parceiras foram homenageados. O momento também contou com a inauguração do Monumento do Centenário.

Fundada em 1918, a Escola de Agronomia nasceu como instituição de ensino superior privada para atender à demanda de formar agrônomos para um Estado com economia ligada à agricultura, mas marcado pela seca e pelo solo cristalino, que não absorve água. Em 1935, a escola passou por processo de estadualização, tendo sido federalizada pelo Ministério da Agricultura em 1950. Foi uma das unidades que passaram a integrar a Universidade Federal do Ceará na sua fundação, em 1954, fazendo parte, atualmente, do Centro de Ciências Agrárias (CCA).

 

WhatsApp Image 2018 05 02 at 22.56.38

"A implantação de um curso superior de agronomia no Ceará, há cem anos, foi sem dúvida um ato de ousadia", disse o Prof. Henry Campos, reitor da UFC, durante seu discurso. "Entretanto, naquela quadra de chuva generosa de 1918, a semente plantada por Dias da Rocha e seus companheiros estava destinada a vingar, crescer, florescer e gerar frutos abundantes", complementou.

 

Nos anos 1960, a Escola de Agronomia foi pioneira no processo de internacionalização da UFC ao fechar convênio com a Universidade do Arizona (EUA), responsável pelo início da pesquisa na Universidade.

Mais comemorações

Nos dias 7 e 8 de junho, ocorre o VI Simpósio de Economia Rural, que tratará de "Políticas públicas e geração de renda no Nordeste rural"; e, em outubro, o I Workshop dos Programas de Pós-Graduação do Centro de Ciências Agrárias da UFC. Para novembro, está programado o lançamento de livro sobre os 100 anos da Escola de Agronomia do Ceará, com capítulos que abordam ensino, pesquisa, extensão, movimento estudantil e interlocução da academia com o setor produtivo.

*Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC

Ler 115 vezes Última modificação em Segunda, 07 Maio 2018 11:32