Página Inicial Imprensa Noticias Membros do Comitê do Alto Jaguaribe passam por capacitação

Membros do Comitê do Alto Jaguaribe passam por capacitação

Avalie este item
(0 votos)

 

Ocorreu em Tauá, no último dia 10 e 11 de abril, a capacitação dos membros do Comitê da Bacia do Alto Jaguaribe. Com o tema “Conhecendo a Minha Bacia”, os integrantes assistiram a apresentações sobre a bacia hidrográfica da região.

As apresentações foram conduzidas pelo gerente regional da Cogerh em Iguatu, Anatarino Torres, que falou sobre as nascentes do rio Jaguaribe. A segunda apresentação do dia foi sobre o tema “Conhecendo a Sub-Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe”, ministrada pelo coordenador operacional da COGERH de Iguatu, Mardonio Mapurunga.

A sub-bacia do Alto Jaguaribe está subdividida nas regiões dos Inhamuns, Cariri Oeste e Centro Sul. Ela é a maior bacia do Estado, possuindo 24 municípios totalmente inclusos em seu território com mais de 670 mil habitantes. Atualmente são 24 açudes monitorados pela COGERH.

O grupo fez, ainda, uma visita técnica ao açude Arneiroz II, em Arneiroz. O reservatório possui capacidade de 187.700.000 m³, com uma profundidade de 22,30 metros, sendo mais resistente à evaporação que os outros açudes da região devido a sua profundidade e seu volume morto corresponde a 60.000 m³. O açude Arneiroz II é responsável pelo abastecimento da sede de Arneiroz, da sede de Saboeiro por meio de complementação da barragem Caldeirões. Atualmente está sendo construída uma adutora para atendimento da sede de Catarina. Em situações hídricas favoráveis, o açude já chegou a atender o município de Jucás por meio de perenização do rio Jaguaribe.

Estiveram presentes 30 dos 40 membros do Comitê. A regional da Cogerh de Iguatu esteve representada pela coordenadora de gestão, Hewelânya Uchôa, a analista Isabel Cavalcante, os técnicos Naiara Izídio e Gutemberg Fernandes e o Agente de Guarda e Inspeção do Reservatório-AGIR, Genival de Sousa.

Ler 83 vezes