Página Inicial Imprensa Noticias Cogerh e os Comitês de Bacias Hidrográficas no Fórum Mundial da Água

Cogerh e os Comitês de Bacias Hidrográficas no Fórum Mundial da Água

Avalie este item
(0 votos)


A preparação para o Fórum Mundial da Água iniciou mais cedo principalmente para os comitês de Bacias Hidrográficas do Ceará. É que desde setembro de 2017, a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh)  trabalha para garantir a participação dos Comitês no Fórum, capacitando e viabilizando a presença deles em Brasília, nos próximos dias 18 a 23 de março.


A comitiva cearense que participa do evento  é composta por 40 participantes. Desses, 24 são representantes dos Comitês de Bacias, sendo dois por comitê. Os integrantes restantes os são técnicos da Cogerh e da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH).

"Desde setembro há essa mobilização. Os comitês participaram do chamado Fórum Cidadão, um evento preparatório para o Fórum Mundial, que aconteceu em Fortaleza, no Centro de Eventos", explica Ubirajara Patrício, assessor da presidência da Cogerh. Patrício atuou na preparação dos Comitês de Bacia e ministrou palestra sobre a experiência da alocação de água em regiões semiáridas. Foram dois dias de capacitação e troca de informações entre comitês do Ceará e do Nordeste. O evento foi organizado pela Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (Rebob), em parceria com Cogerh.

A preparação para Fórum Mundial da água continuou este ano, mais recentemente entre os dias 8 e 9 de março, em Fortaleza, durante o Fórum Cearense de Comitês de Bacia. Na ocasião, a Cogerh definiu a comitiva cearense para o evento e finalizou os detalhes para a viagem do grupo.

Agora, de partida para o Fórum mundial, a expectativa é de que os Comitês tenham acesso às possibilidades de gestão de água no mundo. Clara Sales, gerente de Recursos Hídricos da Cogerh, ressalta o intercâmbio de idéias no tocante à gestão participativa. " O Fórum na verdade é um grande debate, cada um mostrando o que cada país e o que cada região no mundo faz com relação à gestão de águas. A nossa gestão é especial, estamos em uma região única, no semiárido, e tudo que fazemos é completamente diferente daquilo que outros cidades fazem, como São Paulo e outros países, por exemplo".

A ideia é fortalecer os Comitês de Bacias e o modelo de gestão participativa dos recursos hídricos do estado. " Queremos trazer novas discussões e, quem sabe, a aplicação de alguns mecanismos que se adequarem às nossas condições", finaliza Clara.


Comitês de Bacias Hidrográficas

Os Comitês de Bacias Hidrográficas, formados pela sociedade civil, representantes de usuários de água e órgãos do Governo, configuram a instância mais importante de participação e integração do planejamento e das ações na área dos recursos hídricos. São entes regionais de gestão de recursos hídricos com funções consultivas e deliberativas, atuação em bacias, sub-bacias ou regiões hidrográficas compostos por representantes dos usuários, sociedade civil, prefeituras e dos órgãos de Governo.
Ler 219 vezes Última modificação em Quarta, 21 Março 2018 09:42