Página Inicial Imprensa Noticias Comitê do Médio Jaguaribe planeja atividades para 2018 e cumpre outras pautas

Comitê do Médio Jaguaribe planeja atividades para 2018 e cumpre outras pautas

Avalie este item
(0 votos)

O Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Médio Jaguaribe discutiu o planejamento para 2018 e definou outras atividades para o ano durante a 55ª Reunião Ordinária do Comitê, ocorrida na última quinta-feira (01), em Limoeiro do Norte.

Na pauta do encontro: a homenagem às Instituições que compareceram a todas as reuniões do colegiado no ano de 2017; a criação de uma comissão para planejar as ações para a Semana da Água e 20 anos do colegiado; a avaliação das atividades do colegiado do ano de 2017 e Planejamento das Atividades para o ano de 2018 e apresentação da Situação Hídrica da bacia do Médio Jaguaribe

As Instituições que receberam homenagem pela assiduidade nas reuniões do comitê foram: Instituto Regional de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (IRDSS); Instituição Sócio Comunitária da Agrovila Riacho da Serra; Sindicato Rural de Jaguaretama; Sindicato dos Trabalhadores(as) Rurais de Pereiro; Associação dos Pescadores do Açude Castanhão (APAC); Associação dos Produtores Rurais de Caraúbas; Associação dos Criadores de Tilápia do Castanhão (ACRITICA); Prefeitura Municipal de Alto Santo; Câmara Municipal de Jaguaribara; DNOCS – Departamento Nacional de Obras contra as Secas.

A situação da bacia também foi assunto do encontro. Quem conduziu os esclarecimentos técnicos sobre os açudes da região foi o gerente regional da Cogerh em Limoeiro do Norte, Almeida Chaves. Ele destacou o reservatório Santo Antônio de Russas que atualmente encontra-se com 224.700 mil m³, valor que corresponde a 0,94% de sua capacidade. Almeida frisou, ainda, as ações realizadas pela Cogerh em todo o Vale do Jaguaribe, com destaque para a fiscalização dos usuários, monitoramento quantitativo e gestão participativa.O instrumento de gestão Fiscalização é realizado pela SRH, em parceria também com a Polícia Militar Ambiental.

Durante a reunião ficou definido que o Seminário de Alocação dos Vales do Jaguaribe e Banabuiú ocorrerá na bacia do Médio Jaguaribe. Uma nova metodologia de reunião será aplicada na ocasião, conforme estudos do grupo de trabalho designado para este propósito.

O abastecimento do baixo e médio Jaguaribe também foi pauta do encontro. O representante da Cagece, Tancredo Wilson, falou sobre o assunto para o comitÊ. da CAGECE – Companhia de Água e Esgoto do Ceará Unidade Regional de Russas fez um breve relato sobre o abastecimento dos municípios do Baixo e Médio Jaguaribe.

A Cogerh esteve representada também pelo Coordenador do Núcleo de Gestão, Leandro Nogueira, pelo analista em Gestão dos Recursos Hídricos, Cleilson Almeida. 24 membros do comitê estiveram presentes.

Ler 427 vezes Última modificação em Terça, 06 Março 2018 15:55