Página Inicial Imprensa Noticias Açude Joaquim Távora tem operação analisada

Açude Joaquim Távora tem operação analisada

Avalie este item
(0 votos)

Atualmente o açude está com 5,75% da sua capacidade

Com o encerramento da operação 2017.2 do açude Joaquim Távora, localizado no distrito de Feiticeiro, no município de Jaguaribe, houve uma reunião de encerramento, no dia 11 de janeiro, na Gerência Regional de Limoeiro do Norte.

Na ocasião a equipe técnica da Cogerh apresentou a situação atual do reservatório Joaquim Távora que atualmente está com 1,54 milhão de m³ (5,75%). Foi apresentado ainda que no comparativo Simulado x Realizado, na operação do reservatório que se deu apenas para o abastecimento humano do distrito de Feiticeiro, apresentou um saldo positivo de 30 mil m3, que equivale a uma lâmina de 3 cm em relação à simulação realizada na época da alocação do reservatório. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae)/Jaguaribe captou durante o segundo semestre de 2017 uma vazão de 11 l/s.

Outro assunto abordado foi a fiscalização no canal e riacho que compõe a transposição Orós/Pedra Branca, onde localiza-se a captação do Saae que abastece o distrito de Nova Floresta, município de Jaguaribe.
Nas discussões, os membros da Comissão Gestora do açude Joaquim Távora destacaram que o reservatório ainda possui uma quantidade de água considerável, entretanto, a maior preocupação tem sido a qualidade da água que já apresenta um elevado teor de sais e, caso o reservatório não tenha uma boa recarga durante a quadra chuvosa deste ano, o abastecimento do distrito de Feiticeiro poderá ser comprometido durante o segundo semestre do ano.

Estiveram presentes na reunião representantes da Prefeitura de Jaguaribe, Saae/Jaguaribe, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), sociedade civil e usuários de água. A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh)/Limoeiro do Norte estava representada pelos analistas em Gestão de Recursos Hídricos, Cleilson Almeida e Humberto Azevedo, e do apoio administrativo do Núcleo de Gestão, Emília Regis.

 

 


Assessoria de Comunicação e Marketing
Rafaele Esmeraldo Menezes
Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh)
Fone: + 55 85 3195.0718
rafaele.esmeraldo@cogerh.com.br
Twitter: @Cogerh_ce
Facebook:https://www.facebook.com/cogerh

Ler 106 vezes Última modificação em Sexta, 12 Janeiro 2018 16:32