Página Inicial Imprensa Noticias Situação hídrica de Jaguaretama é discutido com usuários

Situação hídrica de Jaguaretama é discutido com usuários

Avalie este item
(0 votos)

A Cogerh relatou a situação hídrica atual e as ações que vem sendo realizadas para abastecimento da região


A fim de tratar sobre o uso racional da água na irrigação e ações de monitoramento e fiscalização para permitir o abastecimento de Jaguaretama, foi realizada uma reunião na sede da Associação do Projeto Alagamar, no dia 9 de novembro. Estiveram técnicos da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh)/Limoeiro do Norte e do Instituto Agropolos, e moradores  locais.

Na ocasião foram informadas as últimas ações efetuadas na Barragem de Santana, entre 7 e 13 de outubro, com o intuito de evitar o desabastecimento da sede do município e da comunidade local onde é realizada a captação de água. A comunidade, que havia solicitado orientação em como economizar mais água à Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh)/Limoeiro do Norte, recebeu dicas de como evitar o desperdício hídrico na agricultura, mediante informações de uso perdulário por algumas pessoas.

O coordenador da Cogerh/Limoeiro do Norte, Hermilson Barros, falou da pouca água disponível e explanou sobre a incerteza do inverno em 2018. Em seguida, relatou todas as ações que foram tomadas pela Cogerh, Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) e Polícia, necessárias para permitir o fluxo a partir da Barragem de Santana em direção a captação no Projeto Alagamar. Entre estas, a visita de reconhecimento ao longo do trecho; fiscalização de usuários com uso irregular; aberturas de registros do balneário existente na Barragem de Santana e colocação de sifão e serviços com máquina pesada para abertura de comporta lacrada.

O analista em Gestão de Recursos Hídricos, Humberto Azevedo, apresentou o tema Práticas de Conservação de Água e Solo e iniciou falando da importância da água e da necessidade de adoção de práticas de sua conservação. “Existem tecnologias já adotadas no nosso estado, por meio do Programa de Desenvolvimento Hidroambiental (Prodham) e do biocarvão e hidrogel que têm a característica de grande retenção de água, evitando a perda por lixiviação”, afirma Humberto. Por fim o técnico deu informações sobre o bom manejo da irrigação para evitar desperdício de água e energia.

 

 

 

Assessoria de Comunicação e Marketing
Rafaele Esmeraldo Menezes
Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh)
Fone: + 55 85 3195.0718
rafaele.esmeraldo@cogerh.com.br
Twitter: @Cogerh_ce
Facebook:https://www.facebook.com/cogerh

Ler 475 vezes Última modificação em Sexta, 10 Novembro 2017 16:07