Página Inicial Imprensa Noticias Subcomissões Estaduais do Pró-Comitê do Rio Parnaíba reúnem-se para discutir formação

Subcomissões Estaduais do Pró-Comitê do Rio Parnaíba reúnem-se para discutir formação

Avalie este item
(0 votos)

A Cogerh esteve na ocasião apresentando como é feita a gestão das águas junto aos Comitês de Bacias

Com objetivo de estudo e alinhamento dos documentos referentes ao processo de formação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba, foi realizado o Encontro das Subcomissões Estaduais do Pró-Comitê do Rio Parnaíba, no dia 27 de outubro, no auditório da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece)/Crateús.

O evento foi aberto pela coordenadora da Comissão do Ceará e presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Sertões de Crateús (CBH dos Sertões de Crateús), Nilce de Sousa, que fez a apresentação das subcomissões estaduais (Ceará, Piauí e Maranhão) e um breve relato do andamento do processo do Pró-Comitê do Rio Parnaíba, para nivelar as informações.

A gerente de Recursos Hídricos da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Clara Sales, fez uma apresentação sobre o Comitê de Bacia e a gestão dos recursos hídricos no Ceará. Enfatizou o porque do Ceará planejar e gerir seus recursos hídricos, tendo como pontos também os principais entraves e desafios dos Comitês. Em seguida, o gerente regional da Cogerh/Crateús, Francisco Júnior, fez uma explanação sobre o trabalho desenvolvido nas bacias monitoradas, Sertões de Crateús e Serrada Ibiapaba.

Logo, o diretor de Sustentabilidade e Programas Especiais do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí (Iaepi), apresentou o processo de criação do Comitê da Parnaíba, a revitalização da bacia do Rio Parnaíba e a resolução 109/2010 que define as unidades de gestão dos recursos hídricos. Relatou também os impactos ambientais na bacia, como assoreamento e desmatamento, principalmente, no bioma cerrado destinando madeira para diversos fins.

Em seguida, o advogado da Assessoria Jurídica da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), Ricardo Veras, falou do Pacto de Cooperação, ressaltando o parecer da SRH e da Procuradoria-Geral do Estado (PGE)/Ceará, Piauí e Maranhão. Por sua vez, da Fundação Velho Monge, estava Marcio Freitas que apresentou o Plano de Mobilização elaborado pela subcomissão do Piauí. Foram realizadas algumas discussões e encaminhamentos por parte das três subcomissões.

Para finalizar, teve a participação do embaixador do programa Conexão Instituto Brasileiro de Museus (Ibram)/Piauí, Genivaldo Camelo de Castro, representando o museu taxidérmico/Centro de Ciências Interativas, que apresentou o projeto Majestoso Rio Poti, no espaço Lagoas do Norte, em Teresina, Piauí, para a formação de plateia na construção do CBH Parnaíba.

Estiveram no evento membros das subcomissões do Comitê da Serra da Ibiapaba e Sertões de Crateús para o pró Comitê CBH da parnaíba. Da SRH, o coordenador da Gestão dos Recursos Hìdricos,Carlos Campelo. Da Cogerh, o diretor de Planejamento da Cogerh, Elano Joca, e a técnica do Núcleo de Gestão da Gerência de Crateús, Edna Nascimento, o técnico da Gerência dos Recursos Hídricos, Mateus Perdigão. O coordenador de recursos hídricos do Piauí, Paulo Roberto Oliveira, e o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Sta. Quitéria do Maranhão, Antonio Alves.

 


Assessoria de Comunicação e Marketing
Rafaele Esmeraldo Menezes
Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh)
Fone: + 55 85 3195.0718
rafaele.esmeraldo@cogerh.com.br
Twitter: @Cogerh_ce
Facebook:https://www.facebook.com/cogerh

Ler 227 vezes Última modificação em Quarta, 01 Novembro 2017 16:13