Instrumentação

Avalie este item
(0 votos)

A GESIN realiza, com o apoio das gerências regionais na coleta dos dados, a análise dos dados de instrumentação de campo, instalada em alguns açudes estaduais.

A instrumentação de maciços de terra ou fundação serve para monitorar o desempenho e fornecer indicativos de situações de perigo. Os propósitos das instrumentações são:

Fornecer dados para avaliar os critérios de projetos;

Fornecer informações sobre o desempenho vigente da barragem e suas fundações;

Observar o desempenho de áreas críticas.

O tipo de piezômetro mais indicado para medida de pressões neutras, devido a percolação de água, é o tipo “Casagrande” ou de tubo aberto, o qual tem sido muito empregado nas fundações e maciços de barragens. Baseia-se simplesmente em medidas de uma coluna de água no interior de um tubo, que para tanto deve ter diâmetro pequeno, a fim de proporcionar menor volume de água mobilizando o menor tempo de resposta. Os piezômetros e os medidores de níveis d'água são instalados a montante e a jusante de algumas seções transversais ao eixo das barragens.

O medidor de vazão tem como objetivo medir a quantidade de água que percola pela fundação da barragem, no qual poderá ou não a vir comprometer a segurança da barragem dependo do grau de situação que o problema venha a apresentar, portanto é feito o acompanhamento e monitoramento das medições realizadas no referido medidor.

O programa de instrumentação permite a leitura dos instrumentos, a avaliação dos dados e a pronta notificação ao pessoal responsável quando as observações forem atípicas ou divergirem dos critérios de projeto. Especificamente, são analisadas pela GESIN leituras de piezômetros e medidores de nível d’água instalados no maciço ou na fundação.

Ler 3347 vezes Última modificação em Sexta, 06 Março 2015 18:19