Equipamentos Hidromecânicos

Avalie este item
(1 Votar)

A gestão das águas no Estado do Ceará é um somatório de atividades relacionadas à operação, manutenção, monitoramento e organização social, cuja finalidade é a de garantir oferta hídrica no tempo e no espaço a todo o Estado. Desta forma é fundamental manter todos os sistemas hídricos disponíveis e operacionais. O sistema de fornecimento de água bruta é composto por um complexo sistema de perenização de rios, transferência de água entre bacias hidrográficas e adução através de canais e adutoras, alimentados por diversas estações de bombeamento.

Considerando a importância destas infraestruturas, a GESIN (Gerência de Segurança de Infraestrutura), através de seu NÚCLEO DE ELETROMECÂNICA desenvolve atividades de supervisão, apoio e fiscalização em toda a estrutura hídrica, compreendendo 08 gerências regionais, envolvendo desde a operação e manutenção preventiva e corretiva de seus equipamentos hidromecânicos e elétricos, até a disseminação de normas, procedimentos e melhores práticas de conservação.

O núcleo, também, realiza treinamentos periódicos aos seus agentes de guarda e conservação de reservatórios (AGIR's), assim como aos demais núcleos técnicos regionais, sensibilizando para a importância da manutenção e conservação dos equipamentos de seus açudes e estações de bombeamento. Outra atribuição importante, desenvolvida pelo núcleo de eletromecânica, é o gerenciamento das contas de energia elétrica de toda a COGERH, atentando sempre para a eficiência, otimização do consumo e distribuição, garantindo segurança e disponibilidade para os diversos usos.

Desenvolve, também, termos de referência com especificações técnicas, que geram contratos de recuperação de equipamentos, fornecimentos de materiais e ferramentas, assegurando, desta forma, as condições de manutenção e operacionalidade deste complexo sistema de abastecimento de água.

equipamentos.png

Ler 2520 vezes Última modificação em Sexta, 06 Março 2015 18:19