CECOP

Avalie este item
(0 votos)

Os 02 (dois) Centros de Controle Operacional – CECOP, um instalado na Estação Elevatória de água bruta em Jaguaribara e outro na sala de operações da COGERH em Fortaleza, são os pontos de controle a partir de onde os operadores têm condições de monitorar, comandar e introduzir modificações nos parâmetros operacionais, mediante o recebimento dos dados das Unidades Terminais Remotas – UTR - e o envio do sinal de comando para as mesmas.

cecop 1

CECOP FORTALEZA

O CECOP de Fortaleza monitora os sistemas: Acarape, Sítios Novos e Eixão das Águas; e o de Jaguaribara o sistema do Eixão das Águas.

As UTR’s são responsáveis pela execução de todas as tarefas de controle, aquisição de dados, operações matemáticas, intertravamentos e sequenciamentos, necessárias à operação e aquisição dos dados dos dispositivos e equipamentos associados às UTR’s. Cada UTR possui em sua arquitetura um Controlador Lógico Programável - CLP - para executar as funções descritas acima.

cecop 2

CECOP JAGUARIBARA

A comunicação entre as UTR’s e o CECOP acontece por meio de Rádio-modem ou GPRS e brevemente, também realizaremos via fibra-ótica, através de conexão com o Cinturão Digital.

O CECOP centraliza a visualização dos sistemas através de um software supervisório, que é um software que permite a criação de aplicativos de supervisão e controle, modelado na plataforma Elipse E3, utilizando-se ícones e telas gráficas para orientação. Além disso, janelas, menus e mensagens de instrução permitem ao operador a monitoração de uma ou várias situações ao mesmo tempo.

Ler 4602 vezes Última modificação em Sexta, 06 Março 2015 18:22