Automação em Sistemas Hídricos

Avalie este item
(0 votos)

A Gerência de Tecnologia - GETEC é responsável pela implantação, operação e manutenção dos sistemas de automação, visando o monitoramento e controle mais eficiente e seguro em Açudes, Estações de Bombeamento, Adutoras e Canais, utilizando ferramentas precisas e confiáveis para uma visão ampla do processo de forma atender com excelência aos nossos clientes.

Automação é o conjunto de técnicas que podem ser aplicadas sobre um processo objetivando torná-lo mais eficiente, executando tarefas previamente programadas pelo homem e controlando seqüências de operações sem intervenção humana.

Bombeamento

automacao em sistemas hidricos 1
Estação de Bombeamento do Eixão das Águas



Tela

automacao em sistemas hidricos 2
Tela do supervisório da Estação de Bombeamento do Eixão das Águas



A implantação de novos sistemas inicia-se quando há sinalização por parte das gerências regionais. Desta forma é realizada uma análise da viabilidade técnica/econômica e elaborado projeto básico/Termo de Referência a ser encaminhado para licitação.

A operação dos sistemas de automação pela GETEC consiste em realizar supervisão on-line dos supervisórios - com acionamento das gerências regionais quando há ocorrência de qualquer anormalidade - e, eventualmente, comandar remotamente os sistemas. A operação propriamente dita é realizada pelas Gerências Regionais através de seus operadores e tecnólogos de campo.

A manutenção dos sistemas de automação é realizada pela GETEC através de sua equipe técnica, com apoio de contrato de manutenção, dando agilidade à execução dos serviços e fornecimento de equipamentos e peças de reposição, garantindo pleno funcionamento, bom estado de conservação e melhorias dos sistemas existentes. A manutenção atua nas áreas de instrumentação, comunicação, supervisório, banco de dados e CFTV.

Atualmente a GETEC opera e mantém os seguintes sistemas:

- Eixão das Águas – 24 UTR’s

- Catuana/Sítios Novos/EB Pecém – 5 UTR’s

- Acarape – 3 UTR’s

- Poços Apodi – 40 UTR’s

- Poços Cariri – 24 UTR’s

- TOTAL: 97 UTR’s

Em implantação, temos os seguintes sistemas, com previsão de conclusão para Dezembro/2011:

- Gavião – 5 UTR’s

- Pacajus – 5 UTR’s

- Aquiraz Riviera – 4 UTR’s

- TOTAL: 14 UTR’s

Em fase de elaboração de projeto/ viabilização de recursos, temos:

- Eixão das Águas - Trechos 2, 3, 4 e 5

- Açude Maranguapinho – Controle de Cheias

- Sistema Acaraú

Ler 4611 vezes Última modificação em Sexta, 06 Março 2015 18:22

Mais nesta categoria:

CECOP »