Águas Subterrâneas

Avalie este item
(1 Votar)

A COGERH, enquanto órgão de gerenciamento de recursos hídricos, vem trabalhando na busca de uma gestão eficiente das águas superficiais e subterrâneas, sem dissociação dos aspectos qualitativos e quantitativos. O monitoramento é feito em função da realidade do Estado, de predomínio do uso das águas superficiais, por conta dos açudes construídos e das limitações hidrogeológicas existentes que restringem a disponibilidade hídrica subterrânea.

A COGERH já alcançou um nível avançado de monitoramento e operação das águas superficiais. Atualmente, vem buscando através de projetos evoluir em estudos de uso e conservação das águas subterrâneas, tendo em vista a importância social e econômica desse recurso para atender os diversos usos em algumas regiões do Estado.

As águas subterrâneas são partes integrantes do ciclo hidrológico e correspondem, aproximadamente, a 97% da água doce disponível na terra. São utilizadas praticamente em todos os países, desenvolvidos ou não. No estado do Ceará são fundamentais a manutenção hídrica de rios e lagos durante os períodos de estiagens. Estes servem também para equacionar o sistema de distribuição hídrica em alguns municípios e, em muitas localidades, é a única alternativa. Entretanto, no Ceará, o suprimento de água para o atendimento dos usos múltiplos provém dos mananciais superficiais, principalmente, dos açudes que se configuram em função da grande quantidade de açudes existentes no Estado.

Cerca de 75% da área do Ceará é formada por rochas do embasamento cristalino, apresentando solos com pequena espessura. Significando uma baixa potencialidade hidrogeológica, em geral, com baixas vazões além de águas com elevadas concentrações salinas.

As áreas sedimentares são representadas pelas bacias sedimentares, Iguatu, Apodi, Araripe e Ibiapaba, como também pelos aluviões e sedimentos costeiros, formado pelo sistema Dunas, Paleodunas e Formação Barreiras, onde geralmente são encontrados os aquíferos que apresentam água de melhor qualidade. As bacias sedimentares são responsáveis pelos maiores volumes de água subterrânea do semiárido.

 

mapa dos aquiferos

 

Ler 4142 vezes Última modificação em Quarta, 19 Agosto 2015 11:07