Projeto Banco de Dados Espacial

Avalie este item
(0 votos)

De acordo com a legislação de recursos hídricos vigente são definidos 05 (cinco) instrumentos essenciais ao gerenciamento dos recursos hídricos: o Plano de Recursos Hídricos, a Outorga de Direito de Uso, a Cobrança pelo Uso da Água, o Enquadramento dos Corpos Hídricos, e o Sistema de Informações. Estes instrumentos visam a melhoria do planejamento e do desempenho do setor, de forma a assegurar uma melhor distribuição quantitativa e qualitativa da água, minimizando os problemas de conflitos de uso e garantindo um desenvolvimento sustentável.

Dentre os instrumentos apontados para dar suporte às atividades da Companhia, uma das tecnologia que tem-se mostrado mais adequada para seu desenvolvimento são os Sistemas de Informações Geográficas - SIG, dado o caráter espacial das informações de interesse na área de recursos hídricos.
O emprego de dados espaciais referenciados a superfície terrestre para a gestão ambiental é um fato presente no dia a dia dos usuários de água bruta, sejam eles institucionais ou particulares. Este fato gera uma demanda exponencial que exige a produção e disseminação destes dados em escala cada vez maior. A produção e disseminação são aceleradas pelo uso crescente da Internet e de geotecnologias (Sensoriamento Remoto, Posicionamento por Satélite e Sistema de Informação Geográfica).

Tendo em vista o volume de informações geográficas geradas acerca dos recursos hídricos no Estado do Ceará, a COGERH contratou uma empresa para desenvolver um projeto de estruturação e conversão de bases de dados geográficos de recursos hídricos no Estado do Ceará, com publicação e divulgação dos dados espaciais, visando aperfeiçoar as ações da Companhia no sentido de evitar inconsistências na edição, atualização e alteração das bases de dados existentes, bem como permitir mais transparência na gestão pública, através da publicação destas informações.

A implantação dessa solução disponibilizou, de forma integrada, um ambiente único que permitiu o tratamento dos dados e metadados geográficos e o acesso a serviços, tornando sua consulta e utilização um processo ágil, com uma estrutura robusta e segura para obtenção das informações de interesse em um ambiente GIS Corporativo.

Assim, a implantação do Sistema de Gestão de Dados Espaciais - SGDE tem proporcionado a COGERH vários benefícios, dentre os quais podemos ressaltar:
1. Uniformização dos dados espaciais;
2. Versionamento dos dados espacias;
3. Difusão dos dados e informações;
4. Otimização das informações e a qualidade das mesmas dentro da organização, eliminando redundâncias;
5. Agilidade no processo de tomada de decisão.

Ler 1141 vezes Última modificação em Sexta, 12 Maio 2017 11:41

Mais nesta categoria:

« Prêmios